segunda-feira, 23 de abril de 2012

Saiba como é um carro forte por dentro


Veículo Especial de Transporte de Valores - VETV, popularmente conhecido no Brasil como Carro-forte é um veículo automotor especial, utilizado para o transporte de grandes quantias de dinheiro, documentos e outras mercadorias de altíssimo valor. As instituições que mais utilizam este tipo de transporte são bancos, lojas e museus. Os VETV são blindados, possuem fechadura aleatória e possuem um desenho que prioriza ao máximo sua funcionalidade, que é a segurança do patrimônio que transporta. Em seu interior, existe um cofre-forte. No Brasil esse tipo de automóvel pode, por exemplo, estacionar em locais proibidos.
Tradicionalmente, os VETV sempre foram elaborados, prioritariamente, para garantir a segurança balística da tripulação, garantindo assim também a segurança dos valores neles transportados. Contudo, nos dias de hoje, graças a novos entendimentos sobre eficiência logística e segurança veicular e a uma nova consciência sócio-ambiental, novos modelos de VETV estão sendo projetados para atender também a estes requisitos. Com isso, a imagem truculenta e envelhecida dos atuais modelos de VETV utilizados por empresas de transporte de valores e serviços de vigilância patrimonial, tende a ser substituída por veículos mais leves, mais seguros e com mais tecnologia embarcada, de forma a integrar a mobilidade veicular ao trânsito, bem como apresentar alternativas e soluções ao competitivo ambiente de negócio do ramo da segurança privada.
Em geral, esses veículos são construídos com blindagens Grau III. Estas blindagens sao divididas em opacas e transparentes. As transparentes têm sua construção baseada em uma combinação de vidro suficientemente espesso com materiais como o lexan ( marca registrada da GE). Deve-se ter em mente que estas blindagens têm validade e cabe a Polícia Federal fazer esta fiscalização. O uso de um carro forte é vedado ao público.

Confira nas imagens a seguir como é um carro forte por dentro:

 Oferece um certo conforto aos ocupantes

 Possui climatizador de ar (no teto) e cintos de segurança pra todos os ocupantes.

 Aberturas para inserir as armas e abrir fogo...

 Uma tela ligada a uma câmera mostra o que se passa atrás, já que um retrovisor interno é inútil.

O vídeo abaixo mostra detalhes de como é o interior de um carro forte. Assista:

 

Fonte: Auto Esporte e autozine e wikipedia portugal

Um comentário:

  1. Muito bom ver uns dos meus primeiros projetos em seu blog, e o artigo esta muito bom, você só esqueceu de mencionar que e encima de um chassi de micro ônibus esse modelo de caminhão. mas já está disponível no mercado caminhões menores que foi um dos meus últimos trabalhos em 2010 que é este http://www.trucksplanet.com/catalog/model.php?id=1110
    e agora são feitos em Domex de 6mm que os deixam mais leve e agiu. Abrs e sucesso

    ResponderExcluir