terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Sargento Souza e o Pé de Feijão

Sargento Souza, amigo de infância, adolescência, juventude e maturidade é um sábio que se esconde atrás de uma farda da Polícia Militar do Paraná. Certo dia, em um daqueles deliciosos encontros de amigos, jogando conversa fora, numa roda de cerveja, o meu amigo saiu com mais uma de suas tantas convicções sobre a vida.

De repente, do nada, ele nos indagou:

- “Vocês conhecem a história de Joãozinho e o Pé de Feijão”?

Todos assentimos com um gesto de cabeça sem entender o porque da citação daquela fábula em um momento tão inesperado. Foi então que o bom sargento concluiu seu raciocínio:

- “Crescemos acreditando no errado. Aprendemos na nossa infância a encarar Joãozinho como o herói da história. Mas se analisarmos sob a ótica da justiça, chegaremos a conclusão de que Joãozinho, cometeu latrocínio. Invadiu a casa do gigante, roubou a galinha dos ovos de ouro e depois cometeu assassinato ao cortar o pé de feijão e provocar a queda fatal do pobre grandalhão”.

Ao término de suas colocações, fiquei atônito. Como pudemos ter uma visão tão equivocada dos fatos durante tanto tempo? As evidências estavam diante dos nossos olhos, mas, preferimos acreditar na versão que nos contaram sem ao menos contestar. E quantas falsas verdades aceitamos como realidade na nossa vida social, na política, na igreja, no clube que freqüentamos, na escola e na mídia?

Naquele dia, minha admiração mais uma vez bateu continência para o sargento Souza.

Para analisarmos se passamos a vida acreditando em outro conto de fadas, sugiro a leitura da matéria encontrada no link abaixo.

http://www.afraudedoseculo.com.br/

Um abraço...

Marcos Valnei


Um comentário: