domingo, 22 de abril de 2012

Por onde anda Lynda Carter, a eterna Mulher Maravilha


Lynda Jean Córdoba Carter nasceu em Phoenix no dia 24 de julho de 1951. A atriz norte-americana ficou famosa no papel-título na série de TV de aventura e fantasia Mulher-Maravilha, exibida originalmente de 1976 a 1979. Nascida no estado do Arizona, seu pai, Colby Carter, é um caucasiano norte-americano e sua mãe, Juana Córdoba, mexicana. Durante sua infância, Lynda foi uma ávida leitora das histórias em quadrinhos de Mulher-Maravilha. Freqüentou as instituições de ensino Globe High School em Globe (Arizona) e Arcadia High School em Phoenix, e daí para a Arizona State University, a qual deixou após ser eleita a aluna mais talentosa, seguindo carreira musical. Ela fez turnês como cantora para diversas bandas de rock (uma delas incluindo Gary Burghoff, o "Radar" do filme e série de TV Mash), até que voltou ao Arizona em 1972. Lynda inscreveu-se em um concurso de beleza local e obteve fama nacional pela primeira vez ao ganhar o título de Miss Mundo EUA, em 1972, representando o Arizona. Como candidata dos Estados Unidos ao Miss Mundo, ela chegou às semifinais. Após freqüentar aulas de interpretação em diversas escolas dramáticas de New York, ela começou a fazer aparições em programas de TV como Starsky & Hutch: Justiça em Dobro!, Cos e Nakia e "filmes B" como Bobby Jo And The Outlaw (1976). Contudo, sua carreira de atriz não decolaria até ela estrear em seu papel de protagonista na série de televisão Mulher-Maravilha.

Sua interpretação perfeita assegurou-lhe a estima dos fãs e a apreciação da crítica, fazendo a série durar por três temporadas. Mais de três décadas após ter estreado neste papel, Lynda continua a ser imediatamente identificada como a Mulher-Maravilha, tanto que tornou-se difícl para os produtores encontrarem uma candidata adequada para interpretar a personagem nas subseqüentes produções canceladas. Os outros créditos de Lynda incluem o papel-título na biografia para TV de Rita Hayworth e diversos especiais para a televisão. Também estrelou em duas séries de TV de curta duração: Jogo de Damas (Partners in Crime), com Loni Anderson e Nas Garras do Falcão (Hawkeye). No final dos anos 70s, ela gravou o álbum Portrait e fez várias aparições como convidada em programas de variedades musicais. Também cantou duas de suas canções no episódio de Mulher-Maravilha Amazon Hot Wax. Em 2001, Lynda estrelou a comédia de baixo-orçamento Os Super-Tiras, como a Governadora Jessman do Estado de Vermont. Outra rara aparição de Lynda no cinema foi na refilmagem para a telona de Os Gatões: Uma Nova Balada, em 2005. No mesmo ano, ela também apareceu no filme Escola de Super-Heróis, como Diretora Powers. O roteiro deu à Lynda a oportunidade de fazer piada com sua personagem mais famosa quando diz: "Não sei mais o que fazer com vocês, crianças. Não sou a Mulher-Maravilha."

Lynda também dublou vários videogames, fazendo as vozes das personagens femininas Nord e Orsimer (Orc) em dois jogos para computador da série The Elder Scrolls: The Elders Scrolls III: The Morrowind e The Elders Scrolls IV: The Oblivion. Desenvolvidos pela Bethesda Softworks, da qual seu marido Robert Altman (não confundir com o falecido diretor de Hollywood homônimo) é presidente. De 26 de setembro a novembro de 2005, Lynda interpretou o papel de Mama Morton na produção do West End London de Chicago. Lynda casou-se duas vezes. Seu primeiro casamento foi com o então agente Ron Samuels a 28 de maio de 1977. Divorciaram-se em 1982. Lynda casou-se com o então advogado Robert A. Altman a 29 de janeiro de 1984. Eles tem dois filhos: James Altman e Jessica Altman.
Confira nos dois vídeos abaixo, como está a atriz e cantora nos dias atuais. O programa foi levado ao ar em maio de 2011:

7 comentários:

  1. Minha filha de 6anos se vestiu de mulher maravilha em seu aniversário... com tantas barbies, tinker bell ela voltou nestes velhos tempos e relembrou-me de minha adolescência. Agora mostro a ela direto de seu blog a eterna mulher maravilha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fez parte da minha infância, muito bom.Mulher maravilha.

    ResponderExcluir
  3. ela faz juz a seu nome!!! sempre sera linda

    ResponderExcluir
  4. GENTE!! EU DESCOBRI QUE REPRISA NO CANAL 175 DA SKY MUITO LEGAL, LEMBRO DA MINHA INFANCIA, MUITO BOM SABER QUE AINDA PODEMOS ASSISTIR ESSE OUTROS PROGRAMAS TBM DAS ANTIGAS

    ResponderExcluir
  5. Não tem o que dizer linda é linda e vai continuar gostaria muito de conhecer mas vai continuar no sonhos

    ResponderExcluir