quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Sítio do Picapau Amarelo está abandonado e em ruínas


Visitar o local onde eram gravadas as cenas do "Sítio do Picapau Amarelo", de 1977 a 1986, em Barra de Guaratiba, é fazer uma melancólica viagem ao passado. Em vez do belo sol nascente, dos rios de prata e do voo sideral pela mata, descritos na canção de Gilberto Gil que ficou eternizada como tema de abertura da série, as imagens são de abandono e vandalismo. Uma fonte de água se transformou em depósito de aparelhos de TV velhos, a entrada da caverna de Cuca virou lama e o varandão de Dona Benta é só lixo e limo. Para entrar no sítio, é preciso vencer um caminho cheio de lama e mato. O cenário piora à medida em que se avança. As paredes laterais do casarão estão pichadas e a pintura, envelhecida. A estrutura que cobria a varanda já não existe, deixando o imóvel bastante exposto às chuvas. A maioria das janelas não tem mais vidros. Em seu lugar, há tábuas de madeira sobrepostas.

Os azulejos de cor laranja na entrada da casa e a janelinha no alto, próxima ao telhado, são os detalhes que sobraram da pomposa estrutura montada pela Rede Globo nos anos 70. Na época, a emissora alugou o imóvel e o remodelou para que tivesse as características descritas por Monteiro Lobato em sua obra.

Atualmente, vive no local um senhor chamado Nivaldo da Cruz, de 70 anos. Ele conta que o pai, já falecido, alugou o local para as filmagens.

— Hoje, não tenho dinheiro para cuidar da casa — diz.

Segundo os vizinhos, depois do falecimento dos proprietários, os filhos não se interessaram pela manutenção do imóvel. Eles contam ainda que o local já foi invadido por desabrigados da região, que só aumentaram sua deterioração.

Fonte: Por onde anda

Veja como está hoje a casa onde foram filmados os episódios do Sítio do Picapau Amarelo:


Nos anos 90, o elenco esteve reunido no Programa da Xuxa. Veja:


Do elenco que marcou a infância de tantas gerações, muitos já nos deixaram. Confira:
Zilka Salaberry – Dona Benta - (*1917  +2005)
Jacira Sampaio - Tia Anastácia -  (*1927  +1988)
André Valli – Visconde - (*1945  †2008)
Dirce Migliaccio – Emília – (*1933  +2009)
Samuel Santos - Tio Barnabé – (*1922  +1993)
Veja como estão hoje Pedrinho, Narizinho, o Saci e o Zé Carneiro:

Julio Cesar (Pedrinho) é empresário e está afastado da tv.

Rosana Garcia (Narizinho) trabalha nos bastidores da Globo repassando sua experiência para atores iniciantes.
Romeu Evaristo (Saci) trabalha no Zorra Total.
Tonico Pereira (Zé Carneiro) interpreta o Mendonça de A Grande Família.


 

43 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi muito bom digitar no google e aparecer sua matéria como resposta... mas brincadeira esses filhos do antigo prpietários com uma mina de ouro nas mãos e ficarem na miséria vai ser burros assim em outra vida.parabéns pela belissima matéria .

      Excluir
    2. A Globo poderia reformar o sítio e fazer dele um museu.

      Excluir
  2. Muito triste ver um local que era um sonho de todas as crianças da época acabar desse jeito. Lamentável.
    Poderiam restaurar e serviria de ponto turístico para muita gente. A lembrança de uma história contato por Monteiro Lobato.
    Mais acho que isso não é importante.

    ResponderExcluir
  3. Amei esse artigo! Mas e o Garnizé / Malazarte? Alguem tem noticia dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele está vivo, bem de saúde e tem 82 anos, está fora da mídia há 5 anos para se tratar, pois tem uma saúde fragilizada por conta de fortes dores de coluna. Aluísio Ferreira Gomes, o Canarinho e o Garnizé, do Sítio do Picapau Amarelo, da Rede Globo.

      Excluir
  4. É uma vergonha ler uma informação desse nível preocupante!
    Estive aí quando tinha 10 anos e recordo bem através de fotos que tirei aí com vários personagens e fui morar longe. Mas depois desta matéria, há 2 anos que li fiquei muito triste. Bem que a Rede Globo podia dar mais atenção a tudo isso, pois é HISTÓRIA DA INFÂNCIA BRASILEIRA perdida no meio de tanto caos e vandalismo. É vergonhoso demais (chorando...), muito triste e deplorável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fernando você acha que a Globo vai se interessar por um velho Sítio abandonado que um dia foi a maior audiência na tv brasileira na série O Sítio do Pica Pau Amarelo do grande Monteiro Lobato,a globo ta é mais preocupada com as bundas que vão aparecer no BBB 14 que vão poder dar a audiência com a classe medíocre e sem memória do povo brasileiro,se o governo tivesse boa vontade recuperaria o Sítio do Pica Pau Amarelo e colocaria nas escolas públicas matéria obrigatória literatura infanto juvenil desde o ensino fundamental,para despertar nas próximas gerações o gosto pela leitura e pelos nossos escritores.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. eu Eliana santos moro em cotia gostaria muito de entra em contato com alguém responsável pelo sitio do pica pau amarelo.vim da Bahia junto com minha família e pagamos aluguel e estamos a procura de um sitio para tomarmos conta não precisa nos pagar nada pois trabalhamos para fora garantimos deixar o sitio como antes por favor entrem em contato comigo (11)951478961 (Tim), (11) 996057688 (VIVO) ou no e-mail:stc.bahia.eliana@gmail.com garanto que vcs não vão se arrepender

    ResponderExcluir
  6. Hoje ,tenho 45 anos , e é simplesmente impossível não chorar ao me lembrar dessa época em que o Sítio do Pica-pau amarelo foi exibido na TV Globo, especialmente até o ano de 1980, quando Julio Cezar Vieira (o Pedrinho) e Rosana Garcia (a Narizinho) deixaram o programa, pois estavam crescidos demais para continuarem como crianças.Foi muito triste a saída deles, pois já estávamos acostumados a vê-los em cena, e era impossível ver outros atores no lugar deles.Mas triste mesmo, eu diria até que foi uma dor insuportável ver a saída da Reny de Oliveira (a 2ª Emília) que ficou no Sítio de 1978 à 1982. Não houve outra que tivesse tanto carisma e que soubesse conquistar o público como ela. A versão mais atual da série, exibida nos anos 2000, parece que foi até 2006, não sei, foi simplesmente ridícula , se comparada à versão anterior, nos anos 70 e 80. Praticamente destruiu toda aquela magia, e os sonhos que povoavam a nossa mente. É uma pena que para a Rede Globo tudo isso que estou dizendo e também os comentários que já foram feitos não sirvam pra que ela. e nem para os muitos parceiros milionários que ela tem possam, por exemplo, restaurar o local completamente e transformá-lo no museu do Sitio do Pica-pau Amarelo. Tenho certeza que seria muito mais visitado que a maioria dos museus existentes hoje no Brasil, e rapidamente, ela recuperaria todo o investimento que tivesse feito.Eu mesmo, que moro no Espírito Santo não mediria esforços pra ir até lá com toda a minha família pra conhecê-lo de perto.Fica a minha dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre, parabéns pelo seu comentário. Não é desfazer desta ultima versão de atores, mas nada se compara com os de 1977 a 1980.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Prezado Sr.Alexandre, concordo plenamente em ponto e vírgula em tudo que disse.
      Seria realmente maravilhoso se a Rede Globo comprasse o local e o restaurasse impecavelmente tal como em 1978 transformando-o em um museu ou espaço cultural da literatura infantil de Monteiro Lobato. Entretanto e honestamente falando não acredito que tenham este interesse, pois programas como o BIG BOSTA BRASIL, dão muito mais audiência e dinheiro, imbecilizando as pessoas como um todo. Isto sim é interessante para eles !!!

      Excluir
  7. Parabéns pela matéria. Voltei no tempo. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Foi uma época muito boa da minha vda ... uma infancia inocente, pura, alegre, feliz, as lembranças ficam marcadas para sempre, o o passado nas recordações mesmo, como era bom esse tempo, quase todos ja se foram deixando recordações eternas, ainda volto ao tempo fisico em recorda-las de cada capítulo, cada cena, cada sorriso, aplauso,brincadeiras, risadas, comidas .... hummm ''comidas feitas por D. Benta'' dava água na boca, chega da escola corria para assistir esse seriado que não tirava o olho um minuto, saudades desses velhos e bons tempos que não voltam atrás, só as lembranças mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Eu também assisti o Sitio do Pica Pau Amarelo,eu adorava,a Globo poderia reprisar no canal viva.

    ResponderExcluir
  10. www.youtube.com/watch?v=z68EHkuAgtg&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  11. assistam...ficou muito bom ,vale a pena conferir o tabalho desses alunos...

    ResponderExcluir
  12. Ai gente, que saudades!! Eu passava todo fim de semana em frente ao sítio, quando ia para a praia. Em dia de semana era impossível passar, tinha congestionamento de carros e de gente. A estrada era estreita e além das filmagens ainda tinha o sítio do Burle Max, na mesma estrada mais a frente, e lá tinha visitação de alunos e paisagistas. Tinha que ter paciência se quisesse pegar praia em dia útil. Muito descaso das coisas boas e muito desrespeito a cultura nacional.

    ResponderExcluir
  13. Foi uma geração tão inocente e Feliz.. as crianças de hoje nunca saberão que para ser feliz precisamos de pouco.
    Qdo vieram as novas gerações do Sítio pensei q gíria c a mesma essência e não com a modernidade.... mas enfim estou feliz por ter vivido na época da 1* versão...

    Volta sítio, com a mesma pureza.... as crianças precisam disso.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela matéria. Adorei (re)ver. Muito triste mesmo. Se fosse fora do Brasil, já teria algo explorando e cuidando o local.

    ResponderExcluir
  15. Um tempo em que os programas infantis eram realmente feitos para crianças, de forma lúdica e pueril, mas com inteligência, não se resumindo apenas a desenhos animados.

    ResponderExcluir
  16. É muito triste, será algum empresário sério poderia negociar este imóvel quem sabe e assim com a ajuda de outras empresas e ate mesmo criar uma conta bancaria para que as pessoas pudessem ajudar com qualquer valor e assim se criar um local turístico, mas tem ser pessoas honestas. Paulo Cidade de Jundiaí.

    ResponderExcluir
  17. É muito triste, será algum empresário sério poderia negociar este imóvel quem sabe e assim com a ajuda de outras empresas e ate mesmo criar uma conta bancaria para que as pessoas pudessem ajudar com qualquer valor e assim se criar um local turístico, mas tem ser pessoas honestas. Paulo Cidade de Jundiaí.

    ResponderExcluir
  18. Que legal encontrar comentários de pessoas da minha geração ou de gerações próximas que pensam e sintam pelo Sitio o mesmo que eu, eu pensava que só eu tinha essas recordações e sentimentos.
    Sou apaixonado pela obra de Monteiro Lobato e tenho muita admiração por todos os atores daquela época que se eternizaram atuando com seus respectivos personagens. Minha brincadeira preferida era imaginar que eu era o Pedrinho quando eu ia passar meus finais de semana na zona rural. Hoje tenho 39 anos, sou pai de 3 meninos de 18, 12 e 3 anos e consegui que todos os meus três filhos conhecessem a obra e se encantassem quase tanto quanto eu. O YouTube é muito usado por eles pra assistir, e pra vocês terem uma ideia eles só assistem os capítulos do Sitio antigo das décadas de 70 e 80.
    Mas então pessoal, gostaria que me ajudassem em uma empreitada, tenho interesse em saber qual a situação legal da casa do Sitio do picapau amarelo relacionado a documentação, impostos etc. Também gostaria de avaliar a propriedade e saber se os atuais proprietários tem interesse em vende-la mas não moro no Rio e se tiver alguém daí que puder e quiser me ajudar nisso vou ficar feliz.
    Sendo um entre muitos fãs do Sitio comecei a assistir vários videos da casa e seus arredores e fiquei imensamente triste, me partiu o coração e me bateu uma vontade enorme de fazer alguma coisa pra salvar a lembrança de nossas infâncias. Sou engenheiro civil e sou proprietário de uma construtora, estou disposto a custear a restauração do nosso velho sitio e deixa-lo exatamente como ele era e ainda é em nossas lembranças, quero fazer um trabalho minucioso e respeitar cada detalhe (pisos, azulejos etc) preservando a originalidade da época.
    Tenho interesse em investir financeiramente e adquirir o imóvel, mas preciso de pessoas dispostas a me ajudar na parte temática, mobílias, utensílios, parte externa curral, galinheiro, pomar, jardim, horta etc. enfim preciso de pessoas que se lembrem de tudo como era pra poder fazer igualzinho de novo. Vou precisar de pessoas ligadas a arte, teatro ou tv para podermos planejar algum projeto no local tipo museu, memorial etc. Vou parar por aqui porque o testo está ficando muito grande.
    Mas vamos partir do principio, primeiro tenho que saber quanto vale, se tem interesse em vender e tal.
    Se alguém puder ajudar me responda e deixe seu contato para podermos nos comunicar mais formalmente.
    Meu nome é Felipe Cavati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Felipe meu nome é Elder moro em Divinópolis MG, como eu tinha dito é lamentável ver a situação do sítio, vamos formar um enorme grupo de amantes do sítio, formar um enorme grupo no Brasil inteiro pra salvar o sítio o que vc acha? Meu email mergulho.eac@hotmail.com

      Excluir
    2. Felipe meu nome é Sebastião Carlos Galdencio sou de Santa Helena de Goias e tenho interesse em ajudar nessa campanha, não sei como esta ainda tendo em vista o tempo porem se for possível mesmo vamos mobilizar toda nação pra ajudar tenho alguns contatos que podem nos ajudar nisso meu email carlito3030@gmail.com fone 64 9 9225 5405 (Carlito)

      Excluir
  19. Bom dia a todos...
    Muito me emociona de ver que meu saudosismo não é solitário; com certeza foi a melhor época dá minha infância.
    Tenho 41 anos, sou professor e tenho 2 filhas meninas (3/6 anos) e adquiri dois episódios completos do Sítio pra mostrar a elas.E Felipe Cavati, sua intenção seria apoiada por centenas de pessoas com certeza.
    Moro no interior de Santa Catarina mais com certeza absoluta levaria toda minha família pra conhecer o local.

    ResponderExcluir
  20. Pessoal tive uma ideia, meu nome é Elder moro em Divinópolis MG e se todos nos amantes do sítio do pica pau amarelo fizéssemos uma associação, com certeza conseguiríamos comprar o sítio ou coisa parecida e restaurar fica aí a ideia meu email pra contato mergulho.eac@hotmail.com
    Tenho certeza que não é impossível.

    ResponderExcluir
  21. "Sítio do Picapau Amarelo" - 40 anos
    Na TV, ‘Sítio do Picapau Amarelo’ ampliaou os fãs da fantasia de Monteiro LobatoSérie produzida por TV Globo e TV Educativa, hoje, TV Brasil, estreou há 40 anos, popularizou personagens criados a partir da década de 1920 e que se tornaram parte do imaginário brasileiro.

    Desde que o "Sítio do Picapau Amarelo" foi ao ar pela primeira vez, em 07 de março de 1977, crianças de várias gerações passaram a ter o privilegio de acompanhar pela televisão as aventuras da boneca Emília, de Narizinho, Pedrinho e outros personagens de Monteiro Lobato, revelados ao público infanto-juvenil na obra "A menina do nariz arrebitado" e que deu origem a 23 volumes, escritos entre 1920 e 1947, cujas aventuras se passam na chácara de Dona Benta.
    Durante os nove anos em que permaneceu no ar, com textos escritos por estrelas da teledramaturgia, como Wilson Rocha, Marcos Rey e Benedito Ruy Barbosa, vários atores passaram pelas principais personagens da história. Enquanto Dona Benta e Tia Nastácia permaneceram sendo interpretadas pelas mesmas atrizes, a Narizinho foi trocada quatro vezes.
    A primeira versão da série, apresentada até 1986, foi fruto de uma parceria entre a TV Globo e a TV Educativa e tinha por objetivo produzir entretenimento com informação para crianças e adolescentes. Sob a direção de Geraldo Casé, a adaptação do texto ficou a cargo de Paulo Afonso Grisolli e Wilson Rocha.
    Os principais personagens são Dona Benta, avó de Pedrinho e Narizinho; Tia Nastácia, boa cozinheira e contadora de histórias; Emília, boneca de pano feita por Tia Nastácia, tagarela, irreverente e divertida; Narizinho, que adora conversar e inventar histórias, dona da boneca e prima de Pedrinho; Pedrinho, menino corajoso e aventureiro; Visconde de Sabugosa, sábio boneco de sabugo de milho, gramático e filósofo. Além desses, Saci Pererê, Cuca, Iara e outros personagens compartilham suas aventuras no mundo de fantasias do sítio.
    A obra de Lobato inspirou algumas versões para a televisão. A primeira, em 1952, produzida pela TV Tupi, era semanal. No final da década de 60, a TV Bandeirantes também adaptou as histórias para a telinha. Ao longo dos anos 90, a TV Cultura reprisou a série produzida pela TVE e Globo, que a partir de 2001 passou a produzir uma nova versão.

    FONTE: www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. A Globo simplesmente não tem mais programação infantil,deveria reprizar o primeiro Sitio....ou vender para a TV cultura que ainda tem coisas úteis e educativas para as crianças. Comprar o Sitio e fazer um museu como já foi dito...
    Mas a Globo não se preocupa mais com a cultura, não demora e vai passar é filme pornô na sessão da tarde.

    ResponderExcluir
  23. Muito legal rever isso tudo! Emocionei!
    A muita gente imputando à Globo a destruição do local, ela não tem culpa, tem que lutar pela audiência do dia seguinte!
    Acho que falta visão empresarial das pessoas no local. Podia restaurar o local e fazer uma visita guiada, dava para criar vários cenários. A casa da Dona Benta, do saci, do Barnabé, da Cuca e etc... ao final um lanche/almoço com bolino de chuva e venda de lembrancinhas! O cara ia ficar rico, dá certo no mundo todo!!

    ResponderExcluir
  24. Tristeza sim com certeza, mas tive o prazer de ir no alto da boa vista ver o cenário de algumas cenas da cuca, conheci o tio Barnabé e via a dina Benta (zilka Salaberry) sempre ali em jacarepaguá na freguesia, fazendo uma fezinha no jogo do bicho e tomando umas num bar na estrada dos três rios... ela era muito gente boa e sempre me dizia que ia me levar pra brincar com o Pedrinho... até hoje lembro disso e viajava nessa época...

    ResponderExcluir
  25. Fiquei emocionada ao ver,porque marcou muito a minha infância! boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho 47 anos, e o Sítio marcou muito a minha infância também.

      Excluir
  26. Hoje eu assisti a um vídeo q fizeram do sitio q tristeza.Meu maior sonho era de conhecer a primeira casa.Eu estava procurando onde ela estava localizada.Muito triste eu na minha infância não foi diferente curti muito hoje tenho 49 anos uma filha de 28 anos e dois netos O Isaac de 8 anos e a Rebeca de 5 anos seria muito bom se eles estivessem a oportunidade como nos estivemos de ter um Sítio para assistir.Acho q vai ser muito difícil chegar até esse Sítio moro longe e lá já não tem mais a mágia. Mas mesmo assim se eu tiver uma oportunidade com certeza gostaria de ir lá mesmo da forma q vi no video sonho de criança.

    ResponderExcluir
  27. Fiquei feliz por encontrar essa matéria, e triste por saber que o imóvel encontra-se nesse estado. Se eu tivesse dinheiro compraria o sítio. Quantas boas recordações da minha infância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também lembrei muito da minha infância, quanta saudade.

      Excluir
  28. Caso não saibam das novidades, a propriedade foi comprada e completamente reformada! A casa agora se encontra com a mesma aparência da época do seriado e está aberta para visitações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falta divulgar isso nas redes sociais com fotos e vídeos, quanto mais divulgação, melhor.

      Excluir
  29. A ANTIGA CASA DO SÍTIO VOLTOU!!!

    Casa de ‘Sítio do Picapau Amarelo’, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, abre para visitação após reforma. Ao todo, o “Sítio” já teve seis versões, sendo a quarta, de 1977, que teve 1.550 episódios, a de maior sucesso.

    https://extra.globo.com/rio/noticia/2023/07/casa-de-sitio-do-picapau-amarelo-em-guaratiba-na-zona-oeste-do-rio-abre-para-visitacao-apos-reforma.ghtml

    ResponderExcluir