domingo, 22 de abril de 2012

Nasa descobre planeta que pode ser habitável


O observatório espacial Kepler descobriu o que pode ser a primeira "outra Terra". Trata-se do primeiro planeta fora do Sistema Solar avistado na região habitável de uma estrela muito parecida com o Sol, a 600 anos-luz da Terra. A notícia foi divulgada esta semana pela equipe que administra o observatório espacial e anunciada no site da Nasa.
A equipe também anunciou a descoberta de 1.000 novos candidatos a exoplanetas — como são chamados os planetas fora do Sistema Solar. Se confirmados, praticamente dobraria a contagem atual. Contudo, o mundo que está fazendo os olhos dos astrônomos brilhar é o Kepler-22b, o menor já encontrado bem no meio da zona habitável de uma estrela semelhante ao Sol. O exoplaneta possui 2,4 vezes o raio da Terra e ainda não se sabe se ele é predominantemente gasoso (como Júpiter, Urano e Netuno) ou rochoso, como a Terra. "Porém, é uma descoberta que coloca a humanidade um passo mais perto de encontrar planetas parecidos com o nosso", afirma a Nasa.
A descoberta é importante porque mundos alienígenas encontrados anteriormente tinham órbitas muito parecidas com a de Marte ou Vênus em volta de suas estrelas. Ou seja, eram quentes ou frios demais para sustentarem a vida como se conhece na Terra.

Além disso, a estrela-mãe do Kepler-22b é parecida com o Sol, apesar de ser levemente menor e mais fria. Isso quer dizer que o astro é estável o suficiente para fornecer energia initerrupta para a formação de vida no exoplaneta, caso ele seja rochoso. Outras estrelas poderiam ser radioativas ou instáveis demais, interrompendo qualquer ciclo vital em processo no Kepler-22b, que demora 290 dias para orbitar sua estrela.

Fonte: Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário