Dylan
Viale, tem 10 anos, e usou uma versão gratuita do programa de criação de jogos
eletrônicos chamado GameMaker, aprendeu a programar, a fazer o design das fases
e até criar protótipos de suas invenções nos videogames, segundo o site
"Kotaku".
O
objetivo foi compartilhar com a avó, Sherry, cega há anos, seu passatempo
favorito, que é jogar videogame. Entre seus jogos favoritos estão "Need
for Speed" e "Plants vs. Zombies", títulos que não pode
compartilhar com ela. Com essa
ideia, Dylan, segundo seu pai, Dino Viale, em entrevista ao "Kotaku",
desenvolveu um game apenas para ela. "Ele baixou o programa e leu sobre os
conceitos básicos de se criar um jogo de videogame, aprendendo sobre o que há
por trás dos objetos e sprites. Ele descobriu como criar um mundo em que as
pessoas podem se divertir". Desenhando
esquemas de fases no seu tempo livre, o garoto criou o game "Quacky's Quest",
em que um pato deve andar por um labirinto coletando diamantes e evitando o
contato com monstros. Para a sua avó poder jogar, o título possui uma série de
efeitos sonoros que indica para onde o pato deve se locomover. "Dylan teve
que criar pistas sonoras para cada movimento dentro do labirinto para indicar
ao jogador com deficiência visual se ele está fazendo a coisa certa ou
não", afirmou o pai do menino.
"Ao
coletar um diamante, o som é um "cha-ching" de caixa registradora; ao
bater na parede, há um barulho estranho e profundo, disse o pai ao
"Kotaku". Ao errar o caminho, há aranhas que caem sobre o personagem,
provocando um outro tipo de som, indicando ao jogador que é necessário mudar a
direção.
Após um
mês testando o jogo, ele colocou "Quacky's Quest" na feira de
ciências de sua escola, recebendo o prêmio de primeiro lugar. Segundo o pai de
Dylan, desde a premiação, o menino tem distribuído cópias do jogo para amigos.
Fontes:
G1 e Kotaku
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