terça-feira, 13 de abril de 2010

Voltando pessoal

Para todos aqueles que reclamaram minha ausência neste espaço, meu agradecimento. Reconheço que dei uma abandonada no pobrezinho do blog. Mas, é que tava virando compromisso e ele nasceu pra ser prazeroso. Agora que descansei da rotina de atualizar diariamente, voltarei a dedicar parte do meu tempo para as pessoas que me honram com sua visita. Aos seguidores e frequentadores eventuais, o meu carinho e gratidão pela paciência.
Beijos...

Como a Copa do Mundo está se aproximando, decidi trazer algumas curiosidades sobre os mundiais ao longo da história. Para começar, algo sobre a primeira Copa:



Vocês sabem quem marcou o primeiro gol do Brasil em copas do mundo? Foi João Coelho Neto (1905-1979), o Preguinho. Mas a memória de Preguinho, ou Prego, como consta nos registros históricos da primeira edição da copa em 1.930, não é cultuada pelo Brasil como deveria: ele foi o autor do primeiro gol da seleção em copas do mundo. Na estreia, contra a Iugoslávia, o Brasil perdeu por 2 a 1, mas Preguinho deixou o dele.

A Copa do Mundo de 1930 no Uruguai

Depois da Olimpíada de 1928, com divergência quanto à condição de amadores dos jogadores e sabendo que o futebol não faria parte dos Jogos Olímpicos de 1932, a FIFA decidiu realizar sua própria competição internacional de futebol.

A competição foi criada pelo francês Jules Rimet, em 1928, após ter assumido o comando da instituição mais importante do futebol mundial: a FIFA - Federation International Football Association.

O país escolhido para receber a Copa do Mundo 1930 foi o bicampeão olímpico Uruguai, que celebraria também o centenário de sua independência. A longa viagem transatlântica assustou os Europeus, que foram representados por apenas 4 seleções: Bélgica, França, Romênia e Iugoslávia. No total apenas 13 países participaram da Copa do Mundo 1930.

Delegação Brasileira: Araken, Benedicto, Benevenuto, Brilhante, Carvalho Leite, Doca, Fausto, Fernando Giudicelli, Fortes, Hermógenes, Itália, Ivan Mariz, Manoelzinho, Moderato, Nilo, Oscarino, Pamplona, Poly, Preguinho, Russinho, Theóphilo, Velloso, Zé Luiz e Técnico Píndaro de Carvalho Rodrigues.

A seleção Brasil teve uma participação modesta na Copa do Mundo de 1930, foi eliminado na primeira fase com 1 vitória e 1 derrota. A seleção brasileira, desfalcada dos jogadores de clubes paulistas com exceção de Araken do Santos, perdeu na estréia por 2x1 para a Iugoslávia e venceu a Bolívia por 4x0.

Campeão da Copa do Mundo 1930

Uruguai






Um comentário: