terça-feira, 1 de maio de 2012

Filho reencontra a mãe depois de 25 anos usando o Google Earth

Saroo aos cinco anos, antes de se perder da família. (Fonte da imagem: Reprodução/BBC)

Aquela história de que a internet aproxima pessoas foi comprovada da melhor maneira possível, com um caso inspirador envolvendo o indiano Saroo Brierley. Depois de 25 anos longe da família, ele se reencontrou com a mãe após usar o Google Earth e algumas suposições para achar sua terra natal.

A história é a seguinte: em 1986, Saroo e seu irmão trabalhavam como zeladores em um trem. O garoto tinha cinco anos na época e dormiu em um banco de uma das paradas durante o turno da noite. Como não foi acordado por ninguém, ele perdeu o veículo e, sozinho e sem saber como voltar para casa, passou a viver como morador de rua em Calcutá, uma das mais populosas cidades do país.

Depois de algum tempo sobrevivendo de esmolas, ele foi levado a um orfanato, onde foi adotado e levado para a Tasmânia – mas as saudades de sua casa nunca saíram da cabeça do jovem.

Usando a cabeça (e o Google Earth)

Em 2011, Saroo intensificou sua busca usando o Google Earth, procurando atentamente por paisagens que lembrassem sua casa ou o trajeto dos trens. Foi aí que ele resolveu unir o aplicativo a cálculos matemáticos, definindo a velocidade dos trens e o tempo de viagem para delimitar uma área onde estaria seu primeiro lar.
O pedaço do mapa usado por Saroo para achar sua antiga casa. (Fonte da imagem: Reprodução/BBC)
A partir daí, foi fácil achar virtualmente o vilarejo de Khandwa e uma cachoeira, que era o local favorito do rapaz na infância. Ao entrar em contato com vizinhos, ele descobriu o novo endereço da família e teve um emocionante encontro com a mãe depois de 25 anos. De acordo com a BBC, Saroo agora mantém contato frequente com sua família biológica, que já não conta mais com o irmão, que morreu em um acidente de trem. A história, que parece coisa de cinema, já teria atraído o interesse de escritores e roteiristas de Hollywood.

Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário