quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Anos 70...

Hoje voltei aos anos 70... Não aos anos 70 da ditadura, da censura e da tortura... Arranquei do meu roteiro os assassinatos em nome de uma causa que nunca foi brasileira. Voltei aos anos 70 da minha primeira infância. Onde ser menino era sinônimo de liberdade e de criatividade... Nos caminhos do pretérito por onde andei, a trilha sonora era interpretada por Antônio Marcos, Renato e Seus Blue Caps, Os Incríveis e Golden Boys... Sentei-me debaixo da goiabeira do quintal lá de casa e observei as galinhas ciscando o imenso terreiro onde vivi uma realidade de sonho... Subi na mangueira e acomodado em um de seus galhos saboreei uma deliciosa manga, que ha poucos instantes estava dependurada ao meu lado... Andei pelos cômodos da minha casa. Lá na cozinha tomei um café recém coado por minha mãe e bebi água numa caneca de alumínio, que descansava em cima da tampa de um pote de barro. Corri para a sala e diante de uma TV em preto e branco, assisti Bonanza, Durango Kid, , Zorro, Tarzan, Vila Sésamo e Shazan e Xerife. Um assovio me chamou para o campinho onde meninos iam brincar de ser Tostão e Pelé nos gramados da nossa fantasia. Novamente fui mocinho em filmes de faroeste que criávamos em nossa fértil imaginação. Joguei bola de gude e empinei minha pipa num céu azul livre de poluição... Mergulhei no riozinho e engoli pequenos peixes para aprender a nadar. Quando a noite chegou, nos encontrou brincando de esconde-esconde...

Hoje voltei aos anos 70... Rodei meu pião, andei de perna de pau, beijei o rosto da minha primeira professora e tropecei no último hippie que teimava em sonhar com a paz e o amor...

Finalmente voltei de minha viagem aos anos 70...

E deixei por lá Os Irmãos Coragem, a Selva de Pedra, a Escrava Isaura e o Sítio do Pica-pau-amarelo.

Hoje, na TV de plasma e colorida, vejo tragédias como a do Haiti e a de Angra...

Nos anos 70 a TV era em preto e branco, mas, a vida...

A vida tinha mais cor...


Marcos Valnei (janeiro de 2010)

Um comentário:

  1. Pôxa! Minha primeira infância foi nos anos 70...
    Lembro do Garibaldo, da Senhorita Pig, da Cuca (sempre amei a Cuca, a Emília era uma arrogante).
    A TV era PB, mas com razão diz o Valnei que a vida era bem mais colorida!
    Voltemos a 2010 dos IPADs, e dos rios que só podem ser vistos de muito longe, agora que eles têm cor e cheiro...

    ResponderExcluir